Populares

Siga-me

Fred Novaes On sexta-feira, 26 de abril de 2013





Esse rápido, mas muito bem produzido vídeo no projeto Nossa Música Brasileira, da Missão Jovens da Verdade, apresenta um pequeno documentário sobre o disco Drogas Matam, lançado em 1972. Pela estética, temática, ousadia na abordagem, dentre outras razões, considero esse LP um dos percursores do rock cristão no Brasil. Sempre que busco textos sobre a música cristã contemporânea na internet encontro referências a partir de Rebanhão, Grupo Elo e outros, deixando de fora projetos derivados de caravanas de evangelismo trazidas do exterior como Jovens da Verdade, Vencedores por Cristo e até o questionado projeto Os Meninos de Deus.

Infelizmente não consegui localizar na internet nenhum arquivo para download do áudio do LP. Mas é possível ouvir todas as faixas no site da Missão. A gravação mostra uma qualidade ruim na produção, mas que não compromete a ousadia da proposta. São claras inovações como o projeto gráfico da capa, a concepção do tema e a abordagem da questão das drogas sob a perspectiva da liberdade num período histórico em que a palavra era quase considerada crime.  A capa é um capítulo à parte, atual até para os dias de hoje. Fica a dica para quem pode pesquisar mais sobre o tema.

Capa do LP Drogas Matam (1972)

Ficha técnica (original do LP):
Compositores: Abdias I. de Oliveira; Jorge Polonca; Josafa Vasconcelos; Louvores do Coração; Tissiani Calvacanti; Paulo Acioli; Daniel Egg; Luiz de Castro.
Cantores: Abdias I. de Oliveira; Jorge Polonca; Josafa Vasconcelos; conjunto.
Arranjos: Órgão e Piano: Luiz de castro – Baixo: Lauro de Castro – Bateria: Timbuca – Violão Sonia Polonca.






Leave a Reply

É bom compartilhar uma ideia com vocês...

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Tecnologia do Blogger.